Após tornar a conexão USB-C obrigatória em todo o continente, a União Europeia agora quer forçar as fabricantes de smartphones a voltar com o uso de baterias removíveis em seus aparelhos.
A novidade consta em um projeto de lei que busca tornar as baterias mais "reutilizáveis e sustentáveis", sendo que a medida pode começar a ser aplicada a partir de 2024.
Todas as fabricantes de celulares, carros e outros dispositivos que usam bateria devem informar a pegada de carbono do produto. Além disso, as empresas serão fiscalizadas desde a extração do lítio na natureza até a reciclagem da bateria após o seu uso.
O novo regulamento também exige que as empresas de consumo projetem seus dispositivos de forma que o próprio consumidor seja capaz de substituir a bateria. Ou seja, a ideia é voltar ao tempo onde bastava remover a tampa do smartphone para trocar a bateria.
A União Europeia também quer ampliar a reciclagem de dispositivos eletrônicos, sendo que o objetivo é coletar 45% dos materiais recicláveis dos dispositivos eletrônicos até 2023 e 73% até 2030. Além disso, no caso dos veículos elétricos, o bloco visa coletar 100% dos materiais que podem ser reciclados.
Por enquanto, o novo regulamento da União Europeia ainda não foi votado no Parlamento Europeu, mas certamente Apple, Samsung e Xiaomi sentirão o impacto da lei assim que ela for aprovada.
Isso porque todas as fabricantes serão obrigadas a repensar o projeto dos seus dispositivos, algo que já deve estar acontecendo agora, uma vez que já é certo que a lei será aprovada.